Perguntas Frequentes

Quando pressiono o botão do microfone no controle remoto da TV, recebo a seguinte mensagem: “O serviço de voz não é atualmente suportado neste local. Se tiver alguma questão, entre em contacto com departamento de atendimento ao cliente Hisense”.

Atualmente nossas TV Hisense da série B são compatíveis com o serviço de voz Alexa através da sua conexão com um dispositivo Amazon Echo. Esta funcionalidade também se estenderá ao seu uso através do controle remoto (tecla do microfone) sem usar o Echo, embora atualmente não esteja disponível como indicado na mensagem. A ativação da função de microfone do controle remoto será realizada com uma atualização de software automática e será a própria televisão quem notificará diretamente a sua aplicação assim que estiver disponível.

¿Cómo gerenciar os dados dos aplicativos quando a TV/Smartphone não seja mais usado?

No caso de você não usar mais sua TV / dispositivo móvel (no caso de devolução, revenda, presente, troca de equipamento, reciclagem, etc.), por favor, preste atenção às seguintes informações sobre a proteção dos seus dados do cliente:

1.- Se a sua TV / Mobile funcionar bem, por favor, reinicie para limpar todos os seus dados pessoais;

2.- Se a sua televisão / dispositivo móvel estiver danificado e é enviado para reciclagem, remova a placa principal e guarde-a ou envie-a para o nosso centro de assistência;

3.- Se você enviar a TV / dispositivo móvel para o centro de serviços para reparo, por favor, confirme com o centro de serviços para realizar uma reinicialização após o reparo; Nosso centro de serviços nunca usará seus dados pessoais ilegalmente.

Onde posso encontrar o número de série da minha televisão?

O número de série está localizado na traseira da televisão numa pequena etiqueta branca debaixo do código de barras. Caso não consiga aceder à traseira da televisão também pode encontrar o número de série na caixa da televisão. Caso esta opção também não seja possível alguns retalhistas podem realizar um seguimento dos números de série no ponto de compra.

Como posso obter mais aplicações?

Pressione o botão de início no seu controlo remoto e entre em Aplicações ou "Ver as minhas aplicações". Dentro da App Store, pode procurar e ver as últimas aplicações para a sua TV.

Como eliminar as linhas superiores e laterais que surgem em alguns canais de TV?

Alguns sinais de emissão de TV não se adaptam adequadamente à resolução da própria TV, portanto podem surgir linhas e faixas excedentes nas partes superiores / laterais do painel.

Para ajustar deve aceder a Menu – Imagem – definições avançadas e ativar otimização de visualização.

Como configurar a TV para desligar automaticamente

As televisões Hisense dispõem de uma função para desligar automaticamente em 4H se não forem utilizadas (Eco Friendly).

Este parâmetro pode ser modificado acedendo ao Menu – Sistema – Configuração avançada e alterando o valor de Espera Automática

Como identificar a versão de software atual.

Este método irá ajudá-lo a verificar a versão atual de software instalada na TV. Aceda ao Menu- Acerca de – Versão de software/Informação do sistema para visualizar a versão atual.

Como ativar HDR (Apenas TVs compatíveis e sinais compatíveis)

As nossas televisões possuem a funcionalidade HDR (Verificar modelos compatíveis), a qual permite melhorar o visionamento em cenas escuras, melhorando as partes mais brilhantes da imagem e as mais escuras proporcionando um contraste e uma gama de cor mais amplos.

Ao visualizar um conteúdo HDR (Vídeo USB, NETFLIX…) ou através de uma fonte externa através de HDMI 2.0, aceda a Menu – Imagem – Modo de imagem e selecionar HDR (Este modo permanecerá ativo apenas no momento em que o televisor reconhecer um sinal compatível HDR)

Como duplicar o ecrã a partir do telefone Android (Anyview)

A tecnologia Anyview permite o visionamento de conteúdo através de WIFI direct no modo Stream e Cast (Verificar modelos Hisense compatíveis)

Basta apenas uma ligação WIFI, uma televisão Hisense com tecnologia Anyview e um telefone ou Tablet Android compatível com esta tecnologia e com funcionalidades Cast/Stream.

Para desfrutar de Anyview Cast basta ligar a TV Hisense à rede WIFI, ativar a ligação Cast pressionando o Botão INPUT e selecionar a opção Anyview Cast.

Uma vez concluída a configuração mostrada na TV poderá desfrutar do ecrã do seu dispositivo Android na TV Hisense.

*Verificar compatibilidades antes de realizar a ligação.

**Válido apenas para dispositivos Android compatíveis.

Por que motivo estão os meus canais em ordem aleatória após a atualização do software?

O novo software poderá ter apagado os dados antigos da TV. Para reorganizar, tente voltar a pesquisar os seus canais através das definições do menu.

Como atualizar o software / firmware?

Pode aguardar a atualização automática do software através da sua ligação à Internet ou visitar o nosso centro de apoio e transferir o software mais recente, onde poderá seguir as instruções para concluir a atualização.

Por que motivo a função EPG apresenta atraso?

Depois de ligar a televisão, a primeira vez que o EPG é utilizado poderá apresentar um ligeiro atraso. Isto acontece porque a informação do programa demora algum tempo a carregar.

¿Cómo gerenciar os dados dos aplicativos quando a TV/Smartphone não seja mais usado?

No caso de você não usar mais sua TV / dispositivo móvel (no caso de devolução, revenda, presente, troca de equipamento, reciclagem, etc.), por favor, preste atenção às seguintes informações sobre a proteção dos seus dados do cliente:

1.- Se a sua TV / Mobile funcionar bem, por favor, reinicie para limpar todos os seus dados pessoais;

2.- Se a sua televisão / dispositivo móvel estiver danificado e é enviado para reciclagem, remova a placa principal e guarde-a ou envie-a para o nosso centro de assistência;

3.- Se você enviar a TV / dispositivo móvel para o centro de serviços para reparo, por favor, confirme com o centro de serviços para realizar uma reinicialização após o reparo; Nosso centro de serviços nunca usará seus dados pessoais ilegalmente.

Como mudar o teclado predefinido do telefone.

Alguns modelos incluem soluções para teclado no ecrã pré-instaladas no software. Embora se trate de um processo rápido, indicamos como fazê-lo em passos simples.

1. Selecione o teclado que mais lhe agradar na Play Store (Recomendamos o Gboard)
2. Instale a App no telefone antes de realizar a configuração de teclado predefinido.
3. Aceda a Definições - idioma e introdução de texto – Teclado atual e mudar para português Gboard.

Em algumas situações poderá ser necessário desinstalar a app de teclado anterior ou desativá-la, para o efeito aceda a: Definições – Aplicações/Gestão de Aplicações – selecionar a App de teclado que pretende desinstalar/desativar. Em seguida pressionar sobre Desinstalar ou Desativar conforme a configuração.

**(A opção Desinstalar pode não estar disponível ou indicar Desinstalar atualizações, neste caso deverá desinstalar todas as atualizações e desativar para finalizar)

Como realizar uma Reposição de fábrica ou restauro para valores iniciais. (Menu de Utilizador)

Este é um processo de eliminação de valores que implica a perda de todos os dados armazenados tais como Contactos, Fotos, Vídeos, Música, Contas Google, alterações de personalização realizadas, Apps transferidas e todos os dados armazenados na memória interna do Smartphone. (É recomendável remover quaisquer tipos de cartões SD e SIM antes de realizar a reposição)

Este procedimento repõe os valores iniciais no Smartphone restaurando-o para o estado de recém-comprado.

(É recomendável guardar todos os dados e realizar uma cópia de segurança antes de realizar este procedimento)

Pode proceder da seguinte forma:

1. Aceda a Definições – Cópia de segurança e reposição..
2. Pressione sobre a opção Reposição dos dados de fábrica
3. Confirme pressionando Reposição do telefone / Apagar tudo
4. Aguarde que o telefone finalize o processo e conclua o assistente de início como um telefone recém-comprado.

Identificar a versão de software atual e verificar se existem versões novas de software. (É recomendável ligação WIFI, algumas versões de software OTA podem ter um tamanho grande)

Este método irá ajudá-lo a verificar a versão atual de software instalada e a verificar se existe uma versão OTA disponível para transferência e atualização automática.

Método 1:

Aceda à App Atualizações de sistema, em seguida poderá visualizar a versão atual e pressionar sobre Detetar Nova Versão.

**Caso seja detetada uma nova versão disponível siga as instruções no ecrã para concluir com êxito o processo. (O telefone será reiniciado e poderá demorar alguns minutos até atualizar completamente).

Método 2:

Aceda a Definições – Acerca do telefone e verifique a versão de software atual.

Também a partir deste menu pode aceder a Atualizações do sistema para verificar a disponibilidade de nova versão de software OTA.

Gestão de autorizações Apps instaladas.

Para um melhor controlo das autorizações das Apps recém-instaladas o telefone irá notificá-lo automaticamente que instalou uma nova App e que há autorizações que aguardam confirmação no sistema de segurança.

Pressione sobre a notificação e aceda diretamente à configuração de autorizações desta app.

Ao aceder poderá selecionar dar autorização completa ou selecionar apenas o que pretende autorizar.

Caso pretenda modificar ou verificar as autorizações das App, poderá aceder em qualquer altura em Definições – Segurança – Gestão de Autorizações e selecionar as App pretendidas.

Como duplicar o ecrã a partir do telefone Android (Anyview)

A tecnologia Anyview permite a duplicação do ecrã nas Televisões Hisense com a referida tecnologia

Basta apenas uma ligação WIFI, uma televisão Hisense com tecnologia Anyview e um telefone ou Tablet Android compatível com esta tecnologia e com funcionalidades Cast/Stream.

Para desfrutar de Anyview Cast basta apenas ativar a funcionalidade Anyview na Televisão para que seja possível realizar a procura de TVs nas proximidades a partir do próprio smartphone.

1. Aceda a Definições Ligações sem fios e Redes e aceda a Mais.
2. Selecione Enviar ecrã
3. Ative a funcionalidade e selecione a TV correta que surgir na lista de dispositivos nas proximidades.
4. Uma vez finalizada a ligação já poderá desfrutar do ecrã do seu Smartphone/Tablet na sua TV Hisense.

Poderá finalizar a ligação a partir da TV ou do Smartphone acedendo novamente a Definições – Ligações sem fios e Redes – Mais – enviar ecrã e desativar a funcionalidade com o botão superior.

*Verificar compatibilidades antes de realizar a ligação.

**Válido apenas para dispositivos Android compatíveis e TV Hisense com funcionalidade Anyview Cast.

Como Verificar a memória interna disponível no Smartphone.

Pode verificar a qualquer momento a memória disponível para dados de utilizador e aplicações, bem como identificar qual o destino desse mesmo armazenamento disponível.

Pode aceder através de Definições – Armazenamento e verificar todos os dados.

*É necessário ter em conta que o sistema operativo pode consumir grande parte desse espaço (Entre 4Gb/ 6Gb dependendo da versão de S.O. e nível de personalização)

**Em alguns modelos e versões de S.O., o valor de armazenamento ocupado pelo sistema operativo já está subtraído ao valor final disponível, indicando no ecrã diretamente o valor disponível e não o completo.

O meu smartphone está lento ou aquece depois da Atualização dos serviços do Google

1. Verifique se o aplicativo causa consumo excessivo da bateria em seu Smartphone, Configurações de acesso ‐ Bateria ‐ e verifique se o aplicativo com o maior consumo de bateria é o Google Services.

2. Menu de acesso ‐ Gerenciar aplicativos ‐ Aplicativos baixados e acessar o Google Play Services

3. Selecione Desinstalar Atualizações e retorne à versão anterior do aplicativo.

4. Após o downgrade deste aplicativo, você poderá ver notificações indicando que é necessário atualizar os serviços do Google, atualizar para a nova versão disponível para resolver esse problema.

Para mais informações, acesse o Google Play Services.

Onde posso encontrar o número de série da minha máquina de lavar roupa?

O número de série é um código de 23 caracteres composto por letras e números escrito com um código de barras numa pequena etiqueta branca, situada na parte posterior da máquina de lavar roupa.

Por que motivo é que o tambor da máquina de lavar roupa não gira?

Verifique que todos os cabos estão ligados corretamente, incluindo a tomada de alimentação e a tubagem de entrada de água. Se o problema persistir, contacte a nossa linha de serviço do centro de apoio ao cliente 960 468 888 (Espanha) 707 780 368 (Portugal) para solicitar ajuda.

Como proceder para limpar o filtro da máquina de lavar roupa?

É recomendável que verifique e limpe o filtro com regularidade, pelo menos duas ou três vezes por ano. Para obter informações sobre o cuidado e a manutenção da máquina de lavar roupa, siga o manual do utilizador fornecido. Estes podem ser transferidos através de cada página de produto no nosso sítio web.

Quanto duram os diferentes programas?

As nossas máquinas de lavar roupa têm inúmeras características e funções para proporcionar resultados excelentes em cada ciclo. Para sua comodidade, todos os nossos modelos incluem uma lavagem rápida de 15 minutos. Siga o manual do utilizador do produto para obter mais informações.

Onde posso encontrar o número de série do frigorífico?

O número de série é um código de 23 caracteres composto por letras e números e encontra-se sob um código de barras numa pequena etiqueta branca, situada num dos seguintes locais:

  • Dentro da secção do frigorífico na parede lateral esquerda atrás da gaveta
  • Na parte posterior do produto (fora)

Um número pequeno de modelos terá um número de série de 12 caracteres que começa com "CNK ..." numa etiqueta da descrição do produto dentro do frigorífico atrás da gaveta.

Por que motivo é que o frigorífico não liga?

Há algumas verificações simples a fazer: ver se a luz acende ao abrir a porta do frigorífico e verificar que o aparelho está ligado corretamente à tomada. Se não funciona mudar de tomada e verificar que outros dispositivos elétricos funcionam quando estão ligados ao mesmo ponto de alimentação de corrente.

Por que motivo é que o frigorífico não refrigera?

Para baixar a temperatura do frigorífico, basta simplesmente ajustar o termóstato. Tente ouvir o som do compressor em funcionamento ou o som do compressor a iniciar e a parar continuamente.

Por que motivo é que o frigorífico não refrigera o suficiente?

Alguns fatores importantes a ter em conta para o correto desempenho do frigorífico:

· O primeiro ponto a verificar é a colocação de alimentos no interior do frigorífico. Este aspecto é muito importante, pois pode afetar o desempenho do frigorífico. Recomenda-se não encher demais o frigorífico e, principalmente, não bloquear a saída de ar interna deste com alimentos. Se estiver cheio demais e "tapar" as saídas de ar, ele não circulará adequadamente entre os alimentos e não poderá ser resfriado como desejado.

· A abertura das portas deve ser racionalizada em termos de tempo e número de vezes que se abre, pois cada vez que abrirmos, o ar é renovado, este contém umidade, a qual será depositada nas partes mais frias do eletrodoméstico.

· Não introduza alimentos "ainda quentes" no frigorífico. Recomenda-se deixar a comida arrefecer fora do frigorífico e, depois então colocar dentro do frigorífico.

· É importante manter a distância de separação recomendada da parede que permita a ventilação adequada do frigorífico. Qualquer eletrodoméstico funciona melhor de acordo com o espaço que tem para a sua ventilação. O frigorífico refrigera "expulsando" o calor para o exterior, o que significa que o ar em contato com o equipamento é aquecido e é necessário uma boa ventilação para que o desempenho também seja o correto.

Por que motivo há fugas de água dentro do frigorífico?

Foi adicionada recentemente muita comida com alto conteúdo de humidade, por ex., saladas, esta irá gerar condensação como parte do ciclo de refrigeração. Ou também se pode dever a uma obstrução no tubo de drenagem na parte posterior do frigorífico. Se há uma obstrução, o tubo de escoamento pode ser desobstruído inserindo uma agulha fina ou barra de reforço no orifício do tubo de drenagem.

Como fazer para evitar que o dispensador de agua se solte?

Se o reservatório de água voltou a ser instalado após a limpeza, verifique se o bocal foi corretamente conectado ao revestimento da porta. O recipiente de água no compartimento do frigorífico deve ser montado verticalmente com duas mangueiras. Se a fuga do dispensador de água persistir, contacte o nosso centro de apoio ao cliente 960 468 888 (Espanha) 707 780 368 (Portugal).

Por que motivo o congelador apresenta uma acumulação de gelo?

Verifique a definição da temperatura, assegurando que não é demasiada baixa. Verifique que as portas estão bem fechadas. Poderá formar-se uma pequena quantidade de gelo, mas esta desaparecerá no ciclo de descongelação.

Por que motivo está o frigorífico a vibrar / a emitir ruídos?

O ventilador interno e o compressor geram ruído. Isto é completamente normal.

Verifique se o frigorífico está nivelado. Assegure que há espaço livre suficiente entre a parede e o frigorífico. O nível de ruído do produto é indicado na etiqueta de energia fornecida.

Posso contactar algum número de telefone para colocar alguma questão sobre o meu frigorífico ou congelador?

Sim, claro. Se o seu produto continua a apresentar problemas um dos elementos da nossa equipa de assistência pós-venda da JTM terá todo o prazer em ajudá-lo.

Centro de apoio ao cliente 960 468 888 (Espanha) 707 780 368 (Portugal)

Quanto tempo devo esperar até poder ligar o meu frigorífico ou congelador?

Se o equipamento foi mantido na vertical durante o transporte pode ser ligado imediatamente, caso contrário será necessário esperar 12 horas para ligá-lo.

É necessário descongelar o frigorífico?

Embora os nossos frigoríficos descongelem automaticamente, poderá aparecer uma camada fina de gelo nas paredes interiores do frigorífico se a porta do congelador for aberta com frequência ou mantida aberta durante muito tempo. Se o aparelho apresentar acumulação de gelo, é recomendável a descongelação regular para garantir que o frigorífico funciona com a máxima eficiência.

Em situações normais: quão quente deve estar o frigorífico? É alguma falha ou é perigoso?

Por vezes as unidades podem atingir até 40 ? ou mais, isto depende da velocidade de funcionamento do compressor.

Em caso de sobreaquecimento do compressor é instalado um termóstato de sobreaquecimento.

Evite deixar a porta de refrigeração aberta durante longos períodos de tempo, assegurando que existe espaço de ventilação suficiente entre a parede e o produto. Para mais informações, consulte o manual do utilizador.

Se o frigorífico atingir temperaturas extremamente altas como 80 ?, contacte a nossa linha de serviço do centro de apoio ao cliente 960 468 888 (Espanha) 707 780 368 (Portugal).

O que significam as luzes do congelador?

A luz amarela/laranja indica que o congelador está a receber alimentação elétrica corretamente. A luz verde indica que o compressor está nesse momento em funcionamento (esta luz acende e apaga várias vezes por dia, indica apenas que o compressor está nesse momento em funcionamento).

Como funciona o termóstato do congelador?

Os nossos congeladores atuais utilizam um termóstato que para além de aumentar ou diminuir a temperatura permite optar entre conservar ou congelar os alimentos. O funcionamento é o seguinte: Da posição 1 à 4 (temperaturas de +9 °C a -6 °C) o congelador trabalha no modo conservação; da posição 5 à 8 (temperaturas de -13 °C a -25 °C) o congelador trabalha no modo congelação.

Para que serve o tampão roscado que se encontra na parte inferior dianteira?

O tampão que se encontra parte inferior dianteira serve para eliminar/limpar a água gerada pelo congelador, porque o congelador foi desligado para limpeza, ou porque ao utilizar o congelador no modo conservação é gerada mais humidade no interior devido à humidade ambiental e à condensação dos alimentos introduzidos no interior.

Por que motivo está o congelador a gerar muito gelo?

Se em pouco tempo descobrir que há uma grande quantidade de gelo no interior, deve verificar o seguinte: A porta fecha corretamente; os alimentos introduzidos no interior estão protegidos/envolvidos com películas ou plásticos especiais; o termóstato não está posicionado na máxima potência.

Que posso fazer para conservar os alimentos durante um corte na alimentação elétrica?

O tempo de autonomia do congelador varia dependendo da quantidade de alimentos e do tempo decorrido sem alimentação elétrica. Um congelador carregado de alimentos aguenta mais temperatura que um que esteja com metade da sua capacidade. Para conservar uma baixa temperatura durante mais tempo, é muito importante abrir a porta o menor número possível de vezes. Uma vez que a alimentação elétrica seja normalizada, é recomendável limpar completamente o interior de congelador.

Qual é a melhor forma de limpar o congelador?

Recomendamos que o congelador seja limpo uma vez por mês para evitar a formação de odores e gelo produzida pela própria humidade. Se durante o funcionamento do congelador ocorrer um derrame de algum líquido, é muito importante limpá-lo imediatamente. Para limpar é necessário desligar o aparelho da corrente elétrica, retirar todos os tabuleiros e gavetas do interior e limpar tudo com um pano e sabão suave. Não utilize produtos agressivos tipo limpa-vidros, líquidos inflamáveis ou produtos semelhantes. Evite a utilização de esfregões que possam danificar a superfície e o interior.

É necessário descongelar o congelador com uma frequência superior à indicada no manual? Em que circunstâncias?

O congelador deve ser descongelado mais vezes que o normal se verificarmos com frequência que o congelador gera muito gelo. Isto pode dever-se ao fato de os alimentos introduzidos no interior não estarem protegidos/envolvidos com películas ou plásticos especiais, ao facto de o termóstato estar posicionado na potência máxima, ou ao facto de a porta não fechar corretamente devido a desgaste do produto.

Um congelador pode trabalhar em ambientes muito frios ou muito quentes?

Os nossos congeladores estão preparados para trabalhar em temperaturas ambiente extremas até -15 °C ou +40 °C. Se a temperatura exterior for inferior a -15 °C é possível que o termóstato não permita que o congelador seja ativado, e se for superior a 40 °C utilizará muita energia pelo que será menos eficiente.

Diagnóstico de erros splits:

Se o equipamento apresentar alguma anomalia e não funcionar corretamente, será necessário executar o diagnóstico. se passados 5 minutos o equipamento não funcionar corretamente, devemos orientar o comando à distância para o split e pressionar 4 vezes o botão super, o ecrã digital do split irá apagar-se durante alguns segundos e voltará a ligar-se apresentando um código de erro. este código deve ser comunicado à assistência técnica para determinar o tipo de avaria.

Onde posso obter peças de substituição para o meu equipamento?

As peças de substituição devem ser solicitadas ao instalador ou a algum distribuidor oficial que trabalhe connosco.

Como programo a hora na unidade Cassete, Conduta ou Solo-Teto?

1. Pressionar o botão ON/OFF durante alguns segundos até serem emitidos 4 bips.
2. Pressionar durante alguns segundos TIMER/CLOCK até serem emitidos 4 bips.
3. Selecionar o dia da semana pressionando os botões 2 ou 3 e pressionar ENTER.
4. Selecione a hora pressionando os botões 2 ou 3 e pressionar ENTER.
5. Selecionar minutos pressionando os botões 2 ou 3 e pressionar ENTER, serão emitidos 4 bips.
6. Pressionar o botão ON/OFF uma vez e o ecrã irá acender-se e a hora estará configurada.

Como programar no configurador semanal da unidade Cassete, Conduta ou solo-teto?

O programador semanal tem a opção configurar 4 grupos de ativação e desativação para cada dia da semana tal como se observa no diagrama.

1. Pressionar durante 3 segundos o botão TIMER/CLOCK para aceder ao seguinte menu:
2. Pressionar ENTER.
3. Selecionar a hora de ativação com os botões de subir ou descer e pressionar ENTER para realizar os seguintes passos de desativação e seleção dos dias.
4. Com os botões de subir ou descer selecionar os dias que queremos pressionando ENTER.
5. E para desselecionar pressionar CANCEL.
6. Pressionar TIMER/CLOCK para selecionar um grupo novo.

Como configurar o WIFI do AC?

1. instalar a aplicação hi_smart life
2. ligar com o telemóvel ao router do cliente
3. abrir a aplicação e seguir os passos de registo para criar uma conta
4. Adicionar dispositivo
5. A aplicação vai detetar a rede wifi e pedir a palavra-passe
6. Detetar o wifi do split
7. Ler código de barras ou introduzir o n.º de série manualmente
8. A aplicação vai confirmar estes 3 pontos para estabelecer ligação à nuvem (pode demorar alguns minutos)
9. A pós a conclusão voltar ao início
10. Será mostrado o ícone do a.c. no qual podemos pressionar aceder ao controlo de todas as funções do equipamento.
11. Se no processo ocorrer alguma falha será necessário reiniciar o equipamento, sendo necessário desligar a alimentação elétrica durante 10 segundos, após a reposição da corrente pressionar no comando o botão de oscilar as lâminas horizontais 6 vezes, serão emitidos 5 bips contínuos pelo equipamento indicando que está preparado para realizar o processo novamente.

Como instalar a placa de vitrocerâmica ou indução?

As placas Hisense de vitrocerâmica ou indução são muito fáceis de usar, estas são ligadas através da caixa de ligações existente na parte de trás da placa, consoante os cabos que já vêm com as placas, estes já estão preparados para estabelecer a ligação mais comum, "Conexão / alimentação monofásica (220-240 V) (terra, fase e neutro).

Instalação inicial do cabo de alimentação na placa:

  1. Uma vez desembalada a placa, mas sem remover os tampos de proteção, voltamos ao contrário para localizar a caixa à qual se deve ligar o cabo de alimentação.

  2. Com uma chave de fenda, abrimos a caixa de alimentação, e removemos as pontes que encontramos dentro da caixa, estas devem ser ligadas aos pontos / parafusos de acordo com a fonte de alimentação que temos em casa, conforme mostrado no diagrama junto ao quadro elétrico.

    • Para realizar a conexão / alimentação monofásica na caixa de conexão branca, ligamos as pontes entre "L1 e L2" e entre "N1 e N2",
    • Para realizar a conexão monofásica / alimentação na caixa de conexão preta, ligamos as pontes das pontes entre "1 e 2" e entre "4 e 5".

    Depois de finalizada a ligação das pontes, avançamos com a ligação do cabo de alimentação ao quadro que se deve efetuar de acordo com o esquema eléctrico ao lado do quadro (ver imagem abaixo).

    • Seguindo a ligação / alimentação monofásica (220 / 240V) realizada nas pontes nas ligações da caixa branca, ligamos o fio castanho (fase), juntamente com a ponte "L1 e L2", ligamos também o fio azul (neutro) juntamente com a ponte "N1 e N2", e por último conetar o fio terra (amarelo / verde) no ponto / habilitado para a ligação à terra.
    • Seguindo a ligação/alimentação monofásica (220 / 240V) que fizemos nas pontes nas ligações da caixa preta, ligamos o fio castanho (fase), juntamente com a ponte "1 e 2" e ligamos também o fio azul (neutro) juntamente com a ponte "4 e 5", e finalmente conectar o fio terra (amarelo / verde) no ponto / habilitado para a ligação à terra.

    Nota: Devido ao consumo das placas, a instalação deve ser feita com um cabo de uma seção de 4mm2 e para sua segurança deve ser ligado a um interruptor magneto térmico de 32A.

    Alertamos para o fato de em caso de dúvida contactar sempre um electricista habilitado para tais tarefas ou contacte o nosso centro de atendimento ao cliente para outra qualquer dúvida.